15/06/22 |

Ranking internacional cita pesquisador da Embrapa Florestas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: André Kasczeszen

André Kasczeszen -

 
O pesquisador da Embrapa Florestas (Colombo-PR) Ivar Wendling está entre os mais citados da América Latina em 2022. A notícia é resultado do ranking de produtividade internacional feito Índice Científico Alper-Doger (Índice Científico AD), um novo sistema de ranqueamento internacional de produtividade científica. Wendling faz parte dos 604 cientistas citados e dos cinquenta e um pesquisadores da Embrapa.


“Esta classificação é um reconhecimento do meu trabalho, em conjunto com minhas equipes de pesquisa, onde constam pesquisadores, analistas e apoio da Embrapa Florestas, como também pesquisadores externos e alunos de graduação, mestrado e doutorado. O fato de ser orientador em curso de pós-graduação é um excelente facilitador na questão da redação científica”, diz Ivar Wendling. 


O ranking é feito por meio de um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produção científica de cientistas individuais. Embora o ranking seja mundial, o sistema permite saber detalhes por regiões e instituições, tomando como base as características científicas dos pesquisadores. 


A nova ferramenta de ranqueamento é a única que utiliza os valores totais e dos últimos cinco anos com base no índice i10 (sistema de pontuação acadêmica, calculada pelo Google Scholar [Acadêmico], na qual apenas estudos científicos, como artigos e livros, que receberam dez ou mais citações, são considerados), índice h (quantifica a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados) e pontuações de citação no Google Scholar.


O AD trabalha com 14.153 instituições de 215 países e 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, EECA (Eastern Europe and Central Asia), BRICS, América Latina e Comesa (Common Market for Eastern and Southern Africa)). O novo sistema é capaz de mostrar a classificação de um cientista individual por 112 assuntos (agricultura e silvicultura; artes; design e arquitetura; negócios e gestão; economia e econometria; educação; engenharia e tecnologia; história; filosofia; teologia; direito e estudos jurídicos; ciências médicas e da saúde; ciências naturais; ciências sociais e outros).
 
Com informações de Fernanda Diniz e Deva Heberlê - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Manuela Bergamim (MTb 1951-ES)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/