17/06/22 |   Transferência de Tecnologia

Tecnologias da Embrapa Agrobiologia estarão na Hortitec 2022

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Nátia Élen Auras

Nátia Élen Auras - Xaxim agroecológico é uma das tecnologias a serem apresentadas pela Embrapa Agrobiologia na Hortitec 2022

Xaxim agroecológico é uma das tecnologias a serem apresentadas pela Embrapa Agrobiologia na Hortitec 2022

A Embrapa Agrobiologia estará presente na 27ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que ocorre de 22 a 24 de junho em Holambra, SP. Na ocasião, a UD apresentará os aplicativos Guia InNat e Restaura Mata Atlântica, além do composto orgânico 100% vegetal e do xaxim agroecológico.

Além desses, os visitantes da feira poderão conferir bioprodutos, cultivares e sistema de produção com potencial para fomentar a cadeia produtiva de hortaliças e flores. Além da Agrobiologia, participam do estande da Empresa a Embrapa Hortaliças e a Embrapa Meio Ambiente, que apresentará o inoculante Auras® – tecnologia desenvolvida em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola. 

No dia 23, haverá o lançamento das cultivares de batata-doce BRS CotingaBRS Anembé e CIP BRS Nuti (esta última desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de la Papa (CIP), do Peru), que se destacam pelos tons de roxo e de laranja, que são indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde como as antocianinas e o betacaroteno, respectivamente. Além das batatas-doces, a Embrapa Hortaliças levará para a Hortitec a cultivar de cenoura BRS Paranoá, cujas características permitem aumentar a produtividade e facilitar o cultivo da raiz em sistemas orgânicos de produção.

Também no dia 23 ocorre o Painel Embrapa de Inovação & Negócios que nesta edição apresenta o tema Bioinsumos para a produção de hortaliças. A programação inclui apresentações sobre a situação atual e as tendências de mercado de novos insumos agrícolas, produtos biológicos e alternativas para suprir a carência de fertilizantes minerais. As informações completas estão disponíveis no site e o evento tem início às 13h15.

Com o intuito de auxiliar os produtores rurais na correta identificação de pragas em lavouras de hortaliças, a Embrapa Hortaliças publicou guias de campo com imagens ilustrativas e informações básicas sobre insetos, ácaros e moluscos que ocasionam danos aos cultivos olerícolas. As publicações estão disponíveis gratuitamente neste link. A Embrapa também irá esclarecer um pouco mais sobre o curso Produção Integrada de Folhosas - Curso online de formação de responsáveis técnicos e auditores. A capacitação é oferecida de forma contínua na plataforma E-campo.

Outra tecnologia que será apresentada é o pulverizador eletrostático. O dispositivo permite adaptar o uso da eletrostática em pulverizadores terrestres com bicos hidráulicos convencionais. A maior eficiência da pulverização eletrostática tende a demandar menor quantidade de inseticidas e outros agrotóxicos ao longo do ciclo das culturas, diminuindo os custos e favorecendo o meio ambiente.

Sobre os ativos da Embrapa Agrobiologia

O aplicativo Guia InNat - Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas permite o acesso rápido a imagens e informações técnicas sobre agentes naturais de controle mais comuns em cultivos agrícolas do Brasil. O aplicativo permite, entre outras ações, que o usuário compare a fotografia retirada com a sua câmera com uma galeria de imagens preexistentes. Confira no vídeo as orientações sobre como utilizar o app.

Já o Restaura Mata Atlântica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, traz informações detalhadas de 276 espécies vegetais da Mata Atlântica. O aplicativo pode ser usado em ambientes on-line ou off-line, é gratuito e está  disponível para download na loja de aplicativos.

No que concerne às demais tecnologias da UD apresentadas no evento, o composto orgânico 100% vegetal foi criado a partir do uso de materiais como torta de mamona, bagaço de cana e palhada de capim elefante, sem a necessidade de adição de inoculantes ou adubos minerais. O substrato orgânico obtido a partir desse processo apresenta qualidade superior aos similares encontrados no mercado e pode ser utilizado também na agricultura orgânica. 

Por fim, o Xaxim Agroecológico é um vaso que funciona também como um substrato e auxilia no desenvolvimento da planta. Ecológico, ele é feito do milheto, uma espécie vegetal com rápido desenvolvimento de raízes que se transformam em uma estrutura em formato de vaso. Protegido por patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Embrapa disponibiliza a tecnologia por meio de parceria para produção e comercialização do produto. Saiba mais por meio de vídeo e folder.

De acordo com os organizadores da Hortitec, a edição de 2022 reunirá 470 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras e espera receber cerca de 30 mil visitantes, de diversas regiões do País e do Exterior.

Serviço: 27ª Hortitec
Data: de 22 a 24 junho de 2022
Horário: das 9h às 19h nos dias 22 e 23 e das 9h às 17h no dia 24
Local: Parque de Exposições da Expoflora - Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra/SP
Ingressos: R$ 50,00/inteira e R$ 25,00/estudantes e público da terceira idade
Informações adicionais: www.hortitec.com.br ou (19) 3802-4196

 

*Com informações de Gislene Alencar e Anelise Macedo (jornalistas da Embrapa Hortaliças)

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1596

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hortitechortitec-2022