04/08/22 |   Transferência de Tecnologia

Caravana Embrapa reúne cerca de 640 participantes em três municípios gaúchos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Lima

Francisco Lima - Nos três locais, a programação seguiu o roteiro de palestras em cinco módulos, conforme a iniciativa nacional

Nos três locais, a programação seguiu o roteiro de palestras em cinco módulos, conforme a iniciativa nacional

Evento encerra circuito pelo Rio Grande do Sul no dia 9 de agosto, no município de Pelotas/RS

Nos dias 26, 28 e 29 de julho, os municípios gaúchos de Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo, respectivamente, receberam a Caravana Embrapa. Ao todo, cerca de 640 pessoas, entre técnicos, extensionistas, professores, estudantes, consultores e agricultores participaram da iniciativa, que tem por objetivo apresentar tecnologias e conhecimentos para aumento da eficiência no uso de fertilizantes.

Saiba mais sobre a Caravana Embrapa: www.embrapa.br/caravana-embrapa-fertbrasil   

Nos três locais, a programação seguiu o roteiro de palestras em cinco módulos, conforme a iniciativa nacional. Foram abordados assuntos como Planejamento agrícola, Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, Novos fertilizantes e insumos, Agricultura digital, e Manejo de solo para sustentabilidade agrícola.

Para  Fabiano Daniel De Bonapesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e coordenador do evento nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a impressão foi extremamente positiva. “Demonstrou que a Embrapa e as instituições ainda têm grande impacto na opinião dos técnicos como uma instituição de pesquisa e mostra a nossa importância”, avaliou.

Para ele, além de trazer informações para técnicos e produtores, a Caravana também teve um papel importante na integração das instituições de pesquisa do agro no Rio Grande do Sul, como Irga, Emater/RS-Ascar e Universidades. “E ao mesmo tempo conseguiu trazer o setor privado ligado a fertilizantes para discussão do tema”, acrescentou.

Foco em cada município

Em Santa Maria, a atividade foi realizada no auditório do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para cerca de 250 pessoas, com foco no uso de fertilizantes em sistemas de produção em terras baixas, especialmente no arroz irrigado. O pesquisador Lineu Domitda Secretaria de Inovação e Negócios (SIN), fez a apresentação do evento e moderou a condução das palestras e o consultor técnico Ibanor Anghinoni, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), abordou o “Uso de fertilizantes no contexto da lavoura arrozeira”.

Leia mais sobre a Caravana Embrapa em Santa Maria aqui!

Com relação aos módulos, Rogério Oliveira de Sousa, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio do pesquisador André Amaral, da Embrapa Trigo, falou sobre “Ferramentas para o planejamento agrícola”; a pesquisadora Walkyria Scivittaro, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), abordou as “Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes''; o pesquisador Juliano Corulli, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), falou sobre “Novos Fertilizantes e Insumos"; o professor Antônio Luis Santi, do Campus de Frederico Westphalen da UFSM, abordou algumas “Soluções digitais”; e, por fim, no módulo sobre “Tecnologias sustentáveis de manejo agrícola”, falaram José Denardin, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Trigo,  e o professor Filipe Selau Carlos, do departamento de solos da UFPel.

Já no dia 28, no município de Três de Maio, e no dia 29, em Passo Fundo, participaram cerca de 140 e 250 pessoas, respectivamente. Em Três de Maio, o evento foi realizado no Auditório da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) e em Passo Fundo no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). O foco, em ambas as ocasiões, foi a produção de grãos, como soja, milho e trigo, além de pastagens.

Nos dois locais, a programação seguiu os cinco módulos, com praticamente os mesmos palestrantes de Santa Maria, com exceção da fala sobre boas práticas, conduzida pelo pesquisador  César de Castro, da Embrapa Soja (Londrina, PR). Em Três de Maio, a abertura foi feita pelo gerente regional substituto do escritório de Santa Rosa da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus, enquanto que em Passo Fundo foi realizada pelo gerente regional do escritório de Passo Fundo da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Luiz Vecchi.

 

Uso de fertilizantes no contexto da agricultura familiar

última parada da Caravana Embrapa no Rio Grande do Sul é no município de Pelotas, no dia 9 de agosto. A atividade será realizada na Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), das 8h15 às 17h, com foco em públicos da agricultura familiar, principalmente ligados à produção de tabaco, pastagens e fruteiras. A programação técnica ocorre pela manhã. À tarde, será realizado Dia de Campo em produtor parceiro para demonstração de práticas que melhoram a fertilidade do solo, como “Irrigação como melhoradora da adubação” e “Perenização de pastagens como conservadoras do solo e da água”.

 

Sobre a Caravana Embrapa

A Caravana Embrapa é uma iniciativa que leva ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional. A edição de 2022 tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando incremento de produtividade e uma economia potencial de até 20% na safra 2022/2023. Com início em maio, a iniciativa deve percorrer, ao longo do ano, 48 regiões agrícolas brasileiras.

A Caravana Embrapa conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes; e tem apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert.

No Rio Grande do Sul, a organização é da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e conta com a correalização do Irga, Emater/RS-Ascar, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), UFSM, UFPel, UPF, Setrem, Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), Ferticel, Leaf Biotecnologia, Josapar e AgroQuim.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caravana-embrapafertililizantes