17/11/15 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa mostrará resultados do Projeto Campo Futuro da Aquicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Pesca e Aquicultura

Embrapa Pesca e Aquicultura -

No próximo dia 18 de novembro, quarta-feira, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove em Brasília reunião sobre o projeto Campo Futuro. Uma das instituições participantes é a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), que apresentará o andamento dos trabalhos do projeto na área de aquicultura.

O pesquisador Roberto Valladão, da Embrapa, conta que "na reunião, serão apresentados os resultados do projeto de 2015, além de retomar o histórico do ano passado. A ideia é que cada cadeia do Campo Futuro faça o mesmo, como se fosse o fechamento do ano".

Roberto é um dos envolvidos no Campo Futuro da Aquicultura, cuja execução tem andado bem. "Os produtos (dados, documentos escritos etc.) vêm sendo fechados no fim do ano, sendo que a maioria já está finalizada. No momento, estamos também em fase de planejamento para 2016", afirma.

O pesquisador explica que ainda há poucos dados (inclusive econômicos) no país sobre aquicultura. "O Campo Futuro é importante para termos essa primeira análise nacional dos custos de produção. Participar dessa coleta é fundamental para nosso centro, que espera ser referência no assunto. Além de poder definir onde e como esses dados são coletados, essas informações nos permitirão fazer análises e pesquisas de nível mais elevado em alguns anos".

O Campo Futuro da Aquicultura publica informativos sobre os painéis, metodologia utilizada no projeto, que realiza. Até o momento, foram feitos painéis em oito estados: Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins. A coordenadora, pela Embrapa, é a também pesquisadora Andrea Muñoz.

No endereço https://www.embrapa.br/pesca-e-aquicultura/publicacoes (no meio da página e à direita), está a relação de informativos publicados até o momento, nomeados pela cidade em que ocorreram os painéis.

Estudo de várias cadeias produtivas – O Campo Futuro pesquisa diferentes cadeias produtivas agropecuárias no Brasil. Segundo o site da CNA, ele "é um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. Na capacitação, o produtor rural aprende a calcular o seu custo de produção e a utilizar ferramentas, como contrato de opções e hedge no mercado futuro, para o gerenciamento de riscos de preços. Os riscos da produção são administrados pelo uso do seguro rural".

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO)

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 3229-7836 / Skype cnpasa.clenio

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

campo futurocnacadeia produtiva