17/11/15 |   Transferência de Tecnologia

Sites expõem conteúdo informativo sobre Sistema de Produção de Batata

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta -

Encontra-se disponível nos sites www.embrapa.br/hortalicas/publicacoes  e www.spo.cnptia.embrapa.br/temas-publicados  a publicação Sistema de Produção de Batata, que tem como proposta tornar acessíveis as principais informações relacionadas à hortaliça, com conteúdo elaborado por pesquisadores e analistas da Embrapa e de outras instituições de pesquisa do País. 

A edição tem na linha de frente os pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Giovani Olegário, que atua no Escritório Local da Embrapa Produtos e Mercado, em Canoinhas (SC), e Carlos Alberto Lopes, que respondem como primeiro e segundo autores, respectivamente. A ideia, segundo Olegário, é repassar informações técnicas sobre a batata de maneira simples e objetiva e direcionadas a todos os segmentos envolvidos com a cultura.

De acordo com o pesquisador, na escolha e na abordagem dos temas foi considerada a sua importância para a cadeia produtiva da batata, e cada assunto mereceu a explanação de mais de um especialista, em meio a diferentes áreas de interesse, "tendo em vista a abrangência nacional das informações". "São apresentadas, por exemplo, referências sobre a importância econômica da cultura, sua composição nutricional, escolha da área de plantio e técnicas de preparo do solo, manejo da correção e da adubação, apresentadas e comparadas as principais cultivares nacionais, principais pragas e doenças e métodos de controle, tecnologias ligadas à colheita e à classificação e à industrialização do produto final".

A publicação encontra-se disponível para acesso on-line, "possibilitando o acesso grátis e instantâneo e também com a vantagem de poder ser impresso por aqueles que preferem ler nesse formato".

REUNIÃO

Nona colocada no ranking nacional dos maiores produtores de batata, a cidade de Guarapuava, no Paraná, foi a sede da 14ª edição da Reunião de Desenvolvimento de Novas Cultivares de Batata, realizada no dia 13 de novembro último.

Cerca de 60 participantes – produtores da região, representantes de empresas agrícolas e pesquisadores – reuniram-se no Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) discutiram a situação e as demandas de cultivares existentes no Brasil, assim como os avanços conquistados no desenvolvimento de novas cultivares.

 

Anelise Macedo (MTB 2749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

batatasolanum tuberosumsistema de produção