27/10/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa inaugura Espaço Memória Técnica e lança o livro “O despertar para a ciência”

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Editores técnicos do livro no lançamento realizado na Biblioteca da Embrapa

Editores técnicos do livro no lançamento realizado na Biblioteca da Embrapa

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece na última semana de outubro, a Embrapa Amazônia Ocidental promoveu nesta quinta-feira (27/10), a inauguração do "Espaço Memória Técnica" e lançou o livro  “O despertar para a ciência: contribuições dos alunos de iniciação científica para a pesquisa socioeconômica na Amazônia”, que tem como editores técnicos os pesquisadores Lindomar de Jesus Silva, Gilmar Antonio Meneghetti e José Olenilson Costa Pinheiro. 

O Espaço Memória Técnica, localizado na biblioteca da Embrapa (situada na km 29 da AM-010), tem um acervo de 7.484 publicações, que varia das séries da Unidade, livros, anais de congresso, fascículos de periódicos até teses em que os orientadores são pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental. O usuário poderá ter acesso à consulta local e empréstimo domiciliar de todas as obras.

A bibliotecária Maria Augusta Abtibol, idealizadora do espaço, explica que o acervo é um resgate de parte considerável da história da pesquisa agropecuária no Amazonas da qual a Embrapa Amazônia Ocidental faz parte. Para isso, utilizou-se a Plataforma Lattes como uma importante fonte de informação, o que permitiu detectar e recuperar inúmeros documentos para comporem a Memória Técnica da Unidade. Todas as publicações foram digitalizadas e disponibilizadas nos repositórios digitais Ainfo, Infoteca e Alice.

O livro “O despertar para a ciência – contribuições dos alunos de iniciação científica para a pesquisa socioeconômica na Amazônia”,  apresenta um conjunto de seis trabalhos desenvolvidos por alunos de iniciação científica de graduação e pós-graduação, orientados por pesquisadores da área de transferência de tecnologia, que atuaram em comunidades amazônicas para a compreensão da realidade e definição de estratégias de desenvolvimento e transferência de tecnologia.

O livro traz estudos sobre a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais da adoção de tecnologias nos sistemas produtivos e na área social, com o propósito de desenvolver projetos, tecnologias e inovações que potencializam a utilização dos recursos naturais. As experiências apresentadas mostram a possibilidade de construção de modelos de produção sustentáveis, com utilização racional dos recursos naturais disponíveis nas propriedades rurais.

A publicação teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com concessão financeira à elaboração da pesquisa e o Insitituto Federal do Amazonas (Ifam - Campus Zona Leste) por meio de informações técnicas.

Durante o lançamento do livro, o pesquisador Lindomar Silva falou da importância do programa de Iniciação Cientifica da Embrapa que tem contribuído para o despertar de novos cientistas na Amazônia. "É importante formar profissionais para ficarem aqui na região", comentou.

A estudante Daiana Parintins, autora  do tópico  "Análise dos impactos da cultivar de bananeira Thap Maeo na Comunidade José Lindoso, Rio Preto da Eva, Amazonas", apresentado no livro, fez um agradecimento público à Embrapa, em nome dos orientadores Lindomar Silva e Aleksander Muniz, cujas contribuições serviram para enriquecer os seus conhecimentos e apresentar um excelente trabalho tanto na Iniciação Científica como também na sua conclusão de curso na faculdade. "Agradeço pela oportunidade de participar do livro e das orientações recebidas como bolsista de IC pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fapeam", disse.

O livro pode ser acessado aqui.

 

 

Maria José Tupinambá Lira (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

espaco-memoria-tecnica