21/12/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Laboratório é aprovado em teste de alcance mundial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução FAO

Reprodução FAO - Certificado recebido pelo laboratório da Embrapa Solos

Certificado recebido pelo laboratório da Embrapa Solos

O laboratório de análise de água, solo e planta da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) participou, em 2022, do teste de proficiência da GLOSOLAN (Rede Global de Laboratórios de Solo).

No teste são analisados alguns atributos do solo, tais como, carbono, nitrogênio e fósforo, seguindo algumas metodologias. “O carbono foi via seca e via úmida, assim como o nitrogênio, enquanto o fósforo seguiu uma outra metodologia,” conta o pesquisador Daniel Vidal Pérez, da Embrapa Solos.

A aprovação é para cada um dos atributos analisados. “Nos saímos muito bem, em comparação com outros laboratórios do mundo,“ afirma Daniel. “Só não fizemos o fósforo no qual é utilizada uma matriz baseada em solos calcários, que não são muito comuns no Brasil.”

A GLOSOLAN envia as amostras e o laboratório que as recebe tem que seguir o protocolo harmonizado, que foi criado para tentar harmonizar a análise de solo no mundo. Quando foi feito o mapa global de carbono no solo, por exemplo o grande problema eram as metodologias diferentes.

“Futuramente a GLOSOLAN pretende que façamos equações de pedotransferência, correlacionando nossos teores de carbono com os métodos harmonizados deles, porque aí sim é possível fazer um mapa com menos incertezas” pontua o pesquisador.

O laboratório da Embrapa Solos foi aprovado para os atributos analisados: carbono via seca e via úmida e nitrogênio via úmida.

 

A Rede GLOSOLAN

A Rede Global de Laboratórios de Solos (GLOSOLAN) foi criada em 2017 para construir e fortalecer a capacidade dos laboratórios em análise de solo e responder à necessidade de harmonização de dados analíticos de solo. A harmonização de métodos, unidades, dados e informações é fundamental para fornecer informações confiáveis e comparáveis entre países e projetos; permitir a geração de novos conjuntos harmonizados de dados sobre o solo; e apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências para o manejo sustentável do
solo.

O trabalho da GLOSOLAN apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do mandato da FAO sobre segurança alimentar e nutricional.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

analise-de-sologlosolan