10/01/23 |

Embrapa & Escola chega ao Engenho da Rainha, no Rio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa Solos

Arquivo Embrapa Solos -

O Programa Embrapa & Escola e parceiros realizaram, no dia 20 de dezembro de 2022, ações educativas educativas sobre solos na Comunidade da Galinha, no Engenho da Rainha, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), com aproximadamente 40 crianças em situação de alta vulnerabilidade social.

As atividades englobaram contação de histórias sobre os livros infantis de educação em solos ganhadores de um concurso da FAO em 2020 e oficina de tinta de solo. No site da Embrapa é possível baixar os livros "A casa da vida - eu sou um solo vivo" e "A surpreendente história não contada da biodiversidade do solo e nosso bem-estar".

Na oficina de tinta de solo foi feito um painel comemorativo fazendo menção ao Dia Mundial do Solo (5 de dezembro) com a marca da pintura do dedo de cada um dos 50 participantes, legado deixado para a cozinheira solidária Cláudia Queiroga.

Essas atividades foram desenvolvidas juntamente com a Cozinha Solidária Doces Lembranças Cláudia Queiroga, a ONG Gastromotiva, a Associação Herdeiros da Salvação e o Centro Internacional de Adoração e Missões. Com essas ações em parceria, foi possível que a Embrapa Solos contribuísse, por meio da Rede ODS e do programa Embrapa & Escola, com a popularização da ciência, destacando a importância do cuidado com o solo. Mais do que isso, que as marmitas solidárias que são distribuídas toda semana para as crianças pela “Tia da Marmita”, como é conhecida Cláudia Queiroga, possam ter um significado mais enriquecedor, mostrando que sem o solo saudável não há alimento saudável, e assim, não teremos pessoas saudáveis.

Somado à oficina, houve a distribuição de livros infantis de educação em solos ganhadores do concurso da FAO 2020 publicados pela Embrapa; e canecas retornáveis de fibra de coco financiadas pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) - Seção Embrapa Solos.

O início destas ações em parceria vem ao encontro do alcance de diversas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que visam contribuições para a erradicação da fome e da pobreza, e para a redução das desigualdades sociais por meio de ações educativas voltadas a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. Esses alcances estão sendo construídos por meio de ações fundamentadas no cuidado com o meio ambiente e com o solo, visando a segurança alimentar e nutricional do público-alvo.       

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/