Autoridades conhecem as principais contribuições da Embrapa Semiárido para a agropecuária regional
Autoridades conhecem as principais contribuições da Embrapa Semiárido para a agropecuária regional
O evento comemorativo pelos 48 da Embrapa Semiárido reuniu cerca de 80 convidados, entre autoridades, parlamentares, representantes de instituições regionais de ensino e pesquisa e membros do setor produtivo, com o objetivo de apresentar a história, atuação e principais contribuições da Instituição para a agropecuária regional. A solenidade foi realizada no dia 10 de março, no auditório da Justiça Federal, em Petrolina-PE.
A abertura contou com falas do Prefeito de Petrolina, Simão Amorim Durando Filho, do Superintendente Regional Codevasf 3ª/SR (Petrolina), Aurivalter Cordeiro; do Vice Reitor da Univasf, Antônio Pires Crisóstomo; do Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aero Cruz, e do representante da Codevasf - 6ª/SR (Juazeiro), João Santana Tosta.
As autoridades parabenizaram e destacaram o importante papel do Centro de Pesquisa para o avanço e consolidação da região semiárida como grande polo produtor do Brasil, contribuindo com o reconhecimento do Nordeste como terra fértil e produtiva. Também pontuaram a necessidade de maiores investimentos para que o trabalho de pesquisa da Embrapa se amplie e alcance novas áreas do Semiárido.
Para o Prefeito de Petrolina, a agricultura nacional se fortalece porque tem instituições sérias como a Embrapa, comprometidas com o desenvolvimento do país. “Temos orgulho de ter a Embrapa em nossa cidade, que com suas pesquisas e profissionais altamente qualificados tem construído uma história de sucesso para o setor agropecuário regional. Assim, agradecemos as muitas entregas realizadas pela instituição”.
Para a chefe-geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, o compromisso com o desenvolvimento do Seminário é contínuo e não seria possível sem a parceria entre os diversos agentes. “Hoje a realidade do produtor é diferente de 48 anos atrás, e nós temos o prazer de dizer que contribuímos com essa mudança produtiva. Fomos parceiros de diversas instituições, que melhoraram a qualidade de vida do produtor local. Ainda temos uma série de desafios pela frente, mas estamos comprometidos em continuar apoiando esse cenário de desenvolvimento regional”.
Após o momento de abertura, a chefe-geral realizou uma breve apresentação, trazendo dados de infraestrutura da Unidade, áreas de atuação, contexto do Semiárido, principais contribuições e tecnologias geradas pela instituição ao longo dos anos.
A programação continuou com a participação dos ex-chefes da Embrapa Semiárido, que compartilharam as dificuldades enfrentadas, os avanços da pesquisa, prioridades de gestão, bem como as histórias e acontecimentos marcantes nesses 48 anos do Centro de Pesquisa.
Estiveram presentes os ex-chefes Luiz Maurício Salviano (gestão 1988 a 1993), Paulo Roberto Lopes (1993 a 1994 e 1999 a 2004), Manoel Abílio de Queiroz (1995 a 1999), Natoniel Franklin de Melo (2008 a 2013) e Pedro Carlos Gama (2004 a 2008 e 2014 a 2021).
Na ocasião, foi unanimidade o reconhecimento ao pesquisador aposentado Renival Alves de Souza, primeiro chefe-geral da Embrapa Semiárido, no período de 1975 a 1988, responsável pela implantação do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido – CPATSA em Petrolina, fixando os pesquisadores na região.
Principais contribuições da Embrapa Semiárido
Instalado em 10 de março de 1975, a Embrapa Semiárido vem desenvolvendo inúmeros trabalhos com foco na agropecuária dependente de chuva, na agricultura irrigada, bem como no uso sustentável dos recursos naturais, trazendo resultados positivos para a transformação do ambiente de negócios regional, seja ele voltado ao pequeno, médio ou grande produtor.
Entre as principais contribuições da Unidade está a adaptação de fruteiras às condições de solo e clima da região, a exemplo da uva e da manga, que tornaram o Vale do São Francisco um dos maiores polos de fruticultura tropical do país.
Para as áreas dependentes de chuvas, a Embrapa Semiárido vem desenvolvendo cultivares tolerantes ao déficit hídrico e às altas temperaturas; promovendo tecnologias para o aproveitamento das águas das chuvas; potencializando os sistemas produtivos integrados, disponibilizando formas para exploração sustentável da biodiversidade da Caatinga e apresentando práticas de manejo para a produção animal, em especial a caprinovinocultura;
A Instituição atua, ainda, em pesquisas voltadas para identificação, conservação e uso racional das riquezas físicas (água e solo) e biológicas (plantas, insetos e microrganismos) da Caatinga, bioma único e também um dos mais degradados.
Lançamento Semiárido Show
Além da apresentação das relevantes contribuições da Empresa, a solenidade também foi marcada pelo lançamento do Semiárido Show, um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltada para a agropecuária dependente de chuva. A apresentação foi realizada pelo analista de Transferência de Tecnologia Elder Rocha, que abordou os dados gerais da feira, sua infraestrutura, programação e história do evento, que chega em 2023 a sua 10ª edição.
O Semiárido Show 2023 acontece de 1º a 4 de agosto, de forma presencial, em Petrolina-PE, trazendo como tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”. O evento faz parte dos destaques da programação comemorativa pelos 50 anos da Embrapa.
Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido
Contatos para a imprensa
semiarido.imprensa@embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/