09/12/15 |   Produção animal  Convivência com a Seca

Dia de Campo na TV - Uso de cisternas na produção animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este programa foi ao ar no dia 11 de dezembro de 2015.

O Dia de Campo na TV vai apresentar o sistema de captação e armazenamento de água de chuva em cisternas para uso na criação de animais. O armazenamento de água da chuva em cisternas é utilizado no Brasil há muito tempo, mas em Santa Catarina, a exemplo de outros estados e em virtude dos períodos de estiagem, esta prática vem aumentando consideravelmente. A água da chuva, captada e armazenada em cisterna quando usada para matar a sede dos animais, deve necessariamente passar por várias etapas para garantir um mínimo de qualidade que possibilitará o seu uso. Os suínos, por exemplo, podem consumir de um litro e meio a dois litros de água por dia na fase de leitões e até 40 litros/dia nas porcas em amamentação.

As informações disponibilizadas pela Embrapa Suínos e Aves consideram dicas importantes de trabalhos realizados a campo. Entre as recomendações de uso de água de chuva na produção de suinos e aves, está a identificação da demanda na granja; o dimensionamento da cisterna em função da necessidade de água calculada para a produção e a área do telhado disponível para captação. A construção da cisterna em função do objetivo do uso desta água; a desinfeção dessa água, processo também chamado de cloração, para uso na alimentação animal.
 
As vantagens no aproveitamento da água da chuva, além de combater a escassez de água em períodos de estiagem ou de maior demanda principalmente em regiões de produção intensiva de suínos e aves, são várias: reduz o consumo e o gasto com água potável na propriedade; é gratuita; evita a utilização de água potável na lavagem de pisos na suinocultura e na avicultura; e utiliza estruturas já existentes, como os telhados e as coberturas.

Pensando em facilitar o trabalho dos produtores interessados em instalar cisternas em suas propriedades, a Embrapa Suinos e Aves publicou o documento "Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves". O documento traz orientações para produtores e técnicos no dimensionamento e construção de cisternas para oferecer aos animais água com qualidade. Para baixar gratuitamente o manual "Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves" acesse o link https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/954008/aproveitamento-da-agua-da-chuva-na-producao-de-suinos-e-aves. Os interessados em instalar cisternas devem utilizar modelos e sugestões de construção que melhor se adaptem aos seus casos, principalmente em função da demanda de água na propriedade.

O Dia de Campo na TV Uso de cisternas na produção animal foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Lucas Scherer Cardoso (MTb/RS 10158)
Embrapa Suinos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: (49) 3441-0454

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Serviço: Consultoria