Adequação de sistema de produção de café sombreado em Rondônia e Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: MEDEIROS, Daniel

O plantio de café sombreado é um dos sistemas mais antigos de produção da cultura no mundo, especialmente difundido na Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador e México, caracterizados pelo baixo impacto ecológico e a baixa produtividade.
A partir dos anos setenta foram introduzidas novidades tecnológicas que tornaram possível o aumento da produtividade, trazendo a supressão do sombreamento, o aumento da densidade de plantio e o uso de cultivares melhoradas, extremamente dependentes de adubos minerais. Nos dias atuais, é crescente a valorização por maneira de produzir produtos agrícolas que gerem produtos seguros, de qualidade e com menor prejuízo socioambiental.
Verifica-se que em determinadas regiões produtoras, a cafeicultura apresenta-se com o emprego de alto uso de insumos e irrigação e em outros locais busca-se otimizar os recursos e o uso de técnicas agroflorestais para melhorar a produtividade dos sistemas de café sombreado, existentes desde a introdução da cultura na América. Este projeto visa estudar opções de plantio de café sombreado para Rondônia e Acre, sudoeste da Amazônia Brasileira. A reunião de informações geradas nesse projeto poderá servir de base para o desenvolvimento e implantação de modelos apropriados em outras regiões.
Ao final das atividades serão identificadas as melhores associações de espécies, com características e formas de manejo que prolonguem uso da terra e mantenha a produtividade dos componentes no mesmo espaço e no tempo. Ao estudar a inclusão de espécies associadas ao plantio de café que oferecem produtos de alto valor comercial, como produção de madeira, produtos não-madeireiro com o propósito de estimular o estabelecimento e manutenção, no espaço e no tempo, de agrossistemas que proporcionem a inserção dos sistemas de plantio de café sombreado nas alternativas de agricultura a serem utilizadas principalmente por pequenos produtores amazônicos.

Região: Norte

Situação: concluído Data de Início: 01/2014 Data de Finalização: 12/2019

Unidade Lider: Embrapa Rondônia

Líder do Projeto: Rogério Sebastião Corrêa Da Costa

Contato: rogerio.costa@embrapa.br

Galeria de imagens