Transferência de tecnologias sustentáveis para manejo das terras baixas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: LANZETTA, Paulo

A Embrapa, buscando suprir a necessidade de desenvolver e apropriar-se de tecnologias para o manejo sustentável de sistemas integrados, e que estão sendo avaliadas em ambiente de terras baixas em seus campos experimentais. Entre as atividades distintas estão: avaliação das demandas referentes ao pastejo de bovinos em pastagem de trevo branco em rotação com arroz; a avaliação de VCUs regionais de soja para Terras baixas; estratégias de manejo para o capim sudão BRS estribo, sua época e, densidades de semeadura e níveis de nitrogênio em arroz irrigado.
Estes trabalhos visam otimizar o manejo desses sistemas integrados, gerando retorno financeiro adequado com sustentabilidade ambiental para essas atividades. Além disso, busca-se sistematizar e divulgar os resultados obtidos das tecnologias adaptadas e desenvolvidas em terras baixas, visando apoiar a capacitação de multiplicadores, auxiliar a tomada de decisões de produtores e/ou cooperativas e auxiliar na decisão dos gestores públicos.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) cooperado da Embrapa nesse projeto tem como principal objetivo desenvolver novas cultivares de arroz, métodos e processos que maximizem a produção de arroz no RS. Os ensaios de rendimento fazem parte das ações do programa de melhoramento genético antes do lançamento de uma nova cultivar de arroz. Este projeto é cofinanciado pelo IRGA e está organizado em um plano de ação, que busca dar conta das problemáticas relacionadas aos sistemas de ILP e aos sistemas agrícolas em rotação de culturas. A organização do plano e a estratégia de ação buscam facilitar a comunicação técnico-científica entre os mesmos e a multidisciplinaridade e a interação institucional dos agentes envolvidos.

Ecossistema: Extremo Sul

Região: Sul

Situação: em execução Data de Início: Thu Jan 01 00:00:00 BRST 2015 Data de Finalização: Sat Jun 30 00:00:00 BRT 2018

Unidade Lider: Embrapa Pecuária Sul

Lider do Projeto: Marcelo Pilon

Contato: marcelo.pilon@embrapa.br

Galeria de imagens