GEOABC: METODOLOGIAS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA O MONITORAMENTO E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO EM APOIO À GOVERNANÇA DO PLANO ABC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: LOBATO, Breno

O projeto tem como objetivo avaliar métodos e técnicas inovadoras na área do Sensoriamento Remoto e integração de dados espaciais para a detecção de práticas de cultivo e sistemas de produção, notadamente, os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e suas variações que constituem um dos eixos da política de baixa emissão de carbono na agricultura.
Em escala local, objetiva-se avaliar o potencial de novas técnicas e metodologias aplicadas ao novo sensor Sentinel 2 no que tange à detecção e identificação de sistemas de integrados de produção. Em escala sub-regional, objetiva-se avaliar métodos para monitorar a evolução das paisagens agrícolas por conta da transição de sistemas convencionais para sistemas integrados de baixa emissão de carbono.
Portanto, o propósito principal do projeto é, estritamente, avaliar novas técnicas e sensores remotos quanto ao potencial de utilização para o desenvolvimento de uma metodologia capaz de fornecer indicadores espaciais em apoio aos esforços de acompanhamento e governança do Plano ABC – Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas que visa à consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (http://www.agricultura.gov.br). Contudo, no contexto científico, os métodos poderão subsidiar estudos sobre a dinâmica de uso da terra relacionada com a adoção de sistemas de produção de baixa emissão de carbono e a efetiva mitigação das emissões de GEE, no contexto das mudanças climáticas em curso. O projeto contribui ainda com a consolidação da cooperação – UMR TETIS/CiradIRSTEAUniv. AGroParisTech, IRD/UMR EspaceDev, UERJ/PPGMA, Embrapa e INPE, dando continuidade as linhas de pesquisa e fortalecimento da rede em agricultura sustentável e observação da terra.

Situação: concluído Data de Início: 01/2015 Data de Finalização: 12/2018

Unidade Lider: Embrapa Solos

Líder de projeto: Margareth Goncalves Simões

Contato: margareth.simoes@embrapa.br

Galeria de imagens