Aumento da abrangência dos benefícios da tecnologia de inoculantes de rizóbio para agricultura familiar no norte de Gana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: MACEDO, Aline V. de

O norte de Gana é a região mais importante desse país africano para a produção de cereais e leguminosas, mas os solos estão degradados e há deficiência de nitrogênio e fósforo, nutrientes fundamentais para o crescimento das culturas. Em projetos anteriores realizados no local já foi provado que o uso de inoculantes de boa qualidade pode melhorar a nodulação e elevar a produção de grãos entre 30% e 50%. A expectativa, com este projeto, é aumentar de fato os rendimentos de feijão-caupi, amendoim e soja dos pequenos agricultores da região, a partir do uso de inoculantes de rizóbio localmente produzidos junto com aplicações estratégicas de fertilizantes de fósforo.
A instalação de uma fábrica de inoculantes no norte de Gana, pelo Savannas Agricultural Research Institute, com fundos da Alliance for the Green Revolution in Africa, já foi executada, a fim de facilitar a distribuição e o fornecimento de inoculantes a baixo custo para os fornecedores de insumos agrícolas e desenvolver a consciência de seus benefícios entre os agricultores. Além disso, a Embrapa Agrobiologia – por meio da plataforma M-BoSs: building on successes of the MKTPlace – está atuando para reforçar as competências dos profissionais ganeses alocados na unidade de produção de inoculantes, implementando o controle de qualidade e fazendo a validação da eficácia do produto no campo.
A plataforma M-BoSs é uma parceria entre o Forum for Agricultural Research in Africa, a Fundação Bill & Melinda Gates, o Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional e a Embrapa, contando ainda com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e da Funarbe.

Situação: em execução Data de Início: Tue Aug 01 00:00:00 BRT 2017 Data de Finalização: Fri Jul 31 00:00:00 BRT 2020

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Lider do Projeto: Luc Felicianus Marie Rouws

Contato: luc.rouws@embrapa.br

Galeria de imagens