Modelo de negócios para a ferramenta gerencial GepLeite

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O Brasil é o quinto maior produtor de leite do mundo com 35 bilhões de litros produzidos em 2015. No entanto, o produtor brasileiro precisa melhorar a qualidade do leite e reduzir o custo de produção. Um dos principais limitantes para o aumento da eficiência e da competitividade da produção de leite no Brasil é a gestão das propriedades. Nesse contexto, a Embrapa Gado de Leite desenvolveu, em parceria com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – CCPR-MG, uma ferramenta de verificação do desempenho econômico da propriedade leiteira, baseada na simplificação da tomada de dados e na incorporação de indicadores usados tradicionalmente no meio urbano para medir desempenho financeiro e contábil. Concebida em um processo de inovação aberta e já em uso por 60 produtores, a ferramenta GepLeite envolve uma plataforma de coleta e processamento de dados no formato de um software, em sua versão online e desktop, e está disponível ao público desde 2017. A expansão da adoção desta ferramenta esbarra em duas questões importantes, fundamentais para o estabelecimento do modelo de negócio em ferramentas de maior complexidade: o estabelecimento de canais de distribuição e as formas de relacionamento com o cliente. Este projeto tem o objetivo desenvolver estratégias que ampliem a adoção da ferramenta de gestão GepLeite. Especificamente, objetiva-se implementar e avaliar modelos alternativos de negócio tecnológico e construir o modelo adequado para disseminação da ferramenta GepLeite. Para tanto, estão em curso as seguintes iniciativas: comunicação e relacionamento através de transferência direta ao usuário (técnicos e produtores), comunicação e relacionamento através de transferência assistida ao usuário, avaliação das experiências e desenvolvimento do modelo de negócio, desenvolvimento do plano de negócio e desenvolvimento de aplicativo móvel. São esperados os seguintes resultados: formação de agentes multiplicadores, avanço do conhecimento, arranjo institucional e a produção de um aplicativo para clientes externos. Entres os impactos esperados do projeto se destacam o fortalecimento de parcerias com setor privado, o fortalecimento da imagem da Embrapa como referência na gestão da produção leiteira, e ganhos de eficiência e competitividade da cadeia de lácteos.

Situação: concluído Data de Início: 05/2018 Data de Finalização: 04/2021

Unidade Lider: Embrapa Gado de Leite

Líder do Projeto: Samuel José De Magalhães Oliveira

Contato: samuel.oliveira@embrapa.br

Palavras-chave: leite, eficiência, empresa