Prospecção de demandas e intercâmbio de conhecimentos para a transição agroecológica da agricultura familiar no território Leste Paulista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A equipe deste projeto propõe-se a trabalhar para a prospecção de demandas a partir do diagnóstico e caracterização dos principais sistemas agrários do Leste Paulista – em especial aqueles vinculados à Agricultura Familiar – na geração conjunta e participativa de conhecimentos, processos, inovações, metodologias e tecnologias, visando ao redesenho e o manejo sustentável dos agroecossistemas fundamentados nos preceitos da Agroecologia. A região Leste Paulista é formada por 90 municípios situados nos Biomas Cerrado e Mata Atlântica, onde encontram-se predominantemente as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba e Mogi Guaçu, fornecendo água para um contingente de mais de 5,5 milhões de pessoas e com uma produção de base familiar que representa parcela significativa da renda agrícola local.

Particularmente, o trabalho tem por objetivo promover processos de intercâmbio de conhecimentos e de tecnologias que fortaleçam a transição agroecológica, além do desenvolvimento rural sustentável no território em questão, com base em demandas prospectadas e sistematizadas no projeto. Há necessidade do fortalecimento desses processos, uma vez que ainda existem vários entraves e dificuldades relativas à construção do conhecimento, à capacidade organizativa, à comercialização, as metodologias e as tecnologias adequadas para viabilizar a consolidação da transição agroecológica em direção à uma agricultura mais sustentável.

Um importante resultado foi articular e fomentar a auto-organização dos próprios Agricultores Familiares no sentido de avançar em direção aos processos e à produção agroecológica. Este processo reveste-se de significativa importância socioeconômica para esse segmento de agricultores de expressiva presença na região mencionada, como também para o território e para a população rural e urbana como um todo.


Ecossistema: Floresta Atlântica, Região dos Cerrados

Região: Sudeste

Situação: concluído Data de Início: 05/2018 Data de Finalização: 04/2021

Unidade Lider: Embrapa Meio Ambiente

Líder do Projeto: Francisco Miguel Corrales

Contato: francisco.m.corrales@embrapa.br