Caracterização do microbioma da cana-de-açúcar visando a avanços em práticas agrícolas que focam na fixação biológica de nitrogênio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SANTOS, Maria Goreti Braga dos

Desenvolver novas tecnologias para uma agricultura sustentável. Esse é o objetivo deste projeto, que pretende caracterizar, através de métodos clássicos e avançados, o microbioma de diferentes compartimentos da planta de cana-de-açúcar submetida a práticas agrícolas focadas na fixação biológica de nitrogênio (FBN). A contribuição da FBN para a cultura da cana já foi demonstrada em diversos estudos, implicando em uma redução significativa de custos com fertilizantes e do impacto ambiental associado à sua fabricação e uso.
No entanto, ainda há algumas lacunas a serem preenchidas. O setor produtivo canavieiro ainda carece de dados científicos sobre os reais efeitos da adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis como as que envolvem a FBN, e também ainda há a demanda por uma maior diversidade de estirpes fixadoras de nitrogênio promissoras com aplicabilidade como inoculantes. Neste projeto, novos grupos de bactérias isoladas de diferentes compartimentos da planta serão avaliados quanto ao seu potencial em promover o crescimento vegetal e a FBN. Além disso, os benefícios da rotação de culturas entre cana-de-açúcar e leguminosas serão estimados.
Como resultados, espera-se determinar as alterações no microbioma da cana-de-açúcar sob práticas agrícolas que focam na FBN, bem como desenvolver uma metodologia de isolamento de DNA metagenômico do fluido do apoplasto da cana-de-açúcar. Além disso, deve-se enriquecer a coleção de culturas de bactérias diazotróficas do Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD), bem como avançar com o conhecimento do efeito da inoculação de novas bactérias fixadoras de nitrogênio.

Situação: em execução Data de Início: Sat Jul 01 00:00:00 BRT 2017 Data de Finalização: Wed Jun 30 00:00:00 BRT 2021

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Lider do Projeto: Stefan Schwab

Contato: stefan.schwab@embrapa.br

Galeria de imagens