Governança e gestão do Programa de Apoio à Inovação Social e ao Desenvolvimento Territorial Sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: FAQUINI, Rui

O Programa de Apoio à Inovação Social e ao Desenvolvimento Territorial Sustentável (InovaSocial), realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Eliseu Alves (FEA), tem como objetivo promover a inserção social e produtiva de agricultores familiares mediante o fortalecimento de Sistemas Agroalimentares Localizados (SIAL). Espera-se, com isso, fortalecer e apoiar redes de produção, processamento e comercialização de produtos derivados de caprinos e ovinos, com identidade territorial associada à agricultura familiar, e fortalecer e apoiar estratégias coletivas de conservação e uso da agrobiodiversidade enquanto diferencial para valorização dos territórios e para o acesso a mercados de sementes agroecológicas.
Ao todo são seis projetos territoriais, propostos e executados por unidades descentralizadas da Embrapa, em parceria com agricultores familiares e suas organizações, ONGs, instituições de pesquisa, ensino e extensão, entre outras, com base no histórico de atuação da Embrapa e na existência de uma rede de atuação conjunta. Assim, serão apoiadas redes em territórios do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul, além de grupos que atuam em Goiás e em alguns territórios do semiárido brasileiro.
Este projeto reforça a iniciativa inovadora da promoção de um programa de desenvolvimento para comunidades rurais por meio da inovação social transformativa de uma dada realidade, em busca de uma aliança para inclusão social e produtiva de uma parcela significativa de agricultores que, dificilmente, teriam acesso à tecnologia por outras vias. O grande desafio deste projeto é traduzir os indicadores pré-selecionados no programa em elementos objetiváveis do processo, do resultado e do impacto proporcionado pelo Programa InovaSocial, bem como as especificidades dos territórios onde o programa é executado.

Situação: em execução Data de Início: 11/2020 Data de Finalização: 08/2023

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio

Contato: cristhiane.amancio@embrapa.br

Galeria de imagens