Uso econômico do concentrado por meio do controle leiteiro: cartilhas adaptadas ao letramento do produtor.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: PEREIRA, L. G. R.; CARNEIRO, J. da C.; BERNARDO, W. F.; MOREIRA, M. S. de P.; MIRANDA, J. E. C. de; MAGALHAES, V. M. A. de

Resumo: CARTILHA: Esta publicação tem por objetivo discutir e apresentar a melhor forma de utilizar o concentrado na alimentação de vacas de leite. O que chamamos de "concentrado", os produtores chamam no dia a dia de "ração". Esse alimento é fornecido no cocho e complementa a alimentação das vacas de leite. Como o concentrado é caro, ele deve ser usado de forma muito cuidadosa para não reduzir o lucro final da venda do leite. O uso do concentrado deve ser feito por mérito da vaca. Ou seja, a vaca que produz mais leite merece receber mais concentrado. A vaca que produz pouco leite recebe menos concentrado. Mas o que é uma boa vaca? A que produz mais leite ou a que dá mais lucro? Para conhecer a produção de cada vaca é preciso pesar o leite e anotar estas informações ao menos uma vez por mês. Chamamos isto de "controle leiteiro". Todos esses assuntos serão discutidos a seguir com detalhes, explicações e exemplos.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Folhetos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.