Prevalência de espécies de Fusarium produtoras de fumonisinas associadas a grãos de milho no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, R. V. da; QUEIROZ, V. A. V.; COTA, L. V.; SILVA, D. D. da; LANZA, F. E.; ZAMBOLIM, L.; FIGUEIREDO, J. E. F.

Resumo: Nos últimos anos, grande ênfase tem sido dada aos fitopatógenos que atacam os grãos de milho, principalmente pela sua capacidade de produção de micotoxinas. Fumonisinas são consideradas as micotoxinas mais importantes para a cultura, sendo produzidas em maior quantidade por fungos do gênero Fusarium, que contem espécies altamente complexas quanto a sua identificação. O estudo da distribuição geográfica de espécies de Fusarium produtoras de fumonisinas e seu potencial de produção dessa micotoxina é fundamental para o estabelecimento de estratégias de manejo visando a redução dos níveis de contaminação dos alimentos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivos: Identificar as espécies de Fusarium da seção Liseola associadas a grãos de milho no Brasil por métodos morfológicos e moleculares; Determinar as espécies predominantes em grãos de milho nas diferentes regiões geográficas do Brasil; Caracterizar o potencial de produção de fumonisinas de isolados de Fusarium spp. coletados em diferentes regiões brasileiras. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir: F. verticillioides é a espécie do gênero Fusarium predominantemente associada a grãos de milho no Brasil (99%); todos os 50 isolados selecionados foram capazes de produzir fumonisinas; elevada variabilidade na produção de fumonisinas, com isolados produzindo desde 0,01 a 2,39 μg.g-1, não sendo detectada correlação com a região geográfica de origem; F. proliferatum e F. subglutinans são patógenos pouco frequentes em milho no Brasil.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Fungo, Micotoxina, Zea mays

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.