Caracterização de bactérias isoladas de nódulos de feijão-caupi cultivado em Vertissolo em Juazeiro, BA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: NASCIMENTO, R. de C.; BARDEN, H. S. S.; NASCIMENTO, T. R. do; FERREIRA, T. dos S. D.; NÓBREGA, R. S. A.; GAVA, C. A. T.; MARTINS, L. M. V.; FERNANDES JUNIOR, P. I.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar fenotipicamente bactérias de nódulos de duas variedades de feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] cultivado em um Vertissolo. Duas cultivares de feijão-caupi (BRS Pujante e BRS Acauã) foram plantadas no Campo Experimental de Mandacaru, em Juazeiro, BA. Foram selecionados 20 nódulos de cada parcela para o isolamento. Os nódulos foram desinfestados superficialmente e macerados em placas de Petri contendo meio YMA. No mesmo meio, as bactérias foram purificadas. Para a autenticação dos isolados, foram realizadas as amplificações dos genes nifH e nodC em uma reação duplex PCR e os isolados com amplificação positiva foram caracterizados culturalmente. De um total de 92 isolados obtidos, 49 apresentaram a amplificação para, pelo menos, um dos genes estudados. Todos os isolados apresentaram em torno de 50% de similaridade, de acordo com suas características culturais. A maioria dos isolados foram de crescimento rápido e apresentaram a capacidade de acidificar o meio de cultura. Os isolados de feijão-caupi apresentaram baixa similaridade com as estirpes de referência utilizadas. .

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.