Avaliação de consumo de farelo da torta de amêndoa de palma de óleo em bubalinos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, G. R.; FERNANDES, P. C. C.; MONTEIRO, S. do N.; BARROS, K. K. da S.; MARTORANO, L. G.

Resumo: O experimento teve como objetivo avaliar o consumo diário em bubalinos suplementados com torta de amêndoa de Palma de Óleo para subsidiar estratégias de adoção desses subprodutos nas dietas dos animais. Na Fazenda Senador Álvaro Adolpho da Embrapa/Projeto PECUS, participou-se de experimentos com 4 búfalos em delineamento experimental fatorial de 4 animais x 4 tratamentos. Dietas foram fornecidas em cochos e as sobras eram pesadas e analisadas. Foram aplicadas 4 dietas, sendo uma sem farelo da torta de Palma de Óleo (dieta controle) e, três com diferentes proporções de farelo de amêndoa. Os quatro animais participaram do rodízio de dietas, nas quatro fases, desse planejamento experimental que durava 20 dias cada fase. Na primeira fase, os resultados evidenciaram que nos primeiros 9 dias de aplicação das dietas, houve rejeição pelos três animais que receberam suplemento com adição do farelo de amêndoa. Já o farelo de trigo foi preferência unanime para todos os animais quando foram submetidos à dieta controle. Ao receber pela primeira vez o farelo de amêndoa, um animal (n°4) expressou dificuldades em adaptação, deixando em média 1,2 kg no cocho. A dieta que expressou maiores ganhos de peso durante os 90 dias de experimento foi com suplementação farelo de trigo adicionada ao farelo de amêndoa de Palma de óleo. Essas evidências podem ser uma alternativa suplementar, em períodos de baixa oferta de forragem. Dietas utilizando coprodutos de Palma de Óleo permitem a mantença e, podem minimizar as emissões de GEE em períodos de baixa oferta de pastagens.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Separatas

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.