Influência do espaçamento entrelinhas e da densidade de semeadura no desempenho da produção de colmos da cultivar de sorgo sacarino BRS 508.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: MAY, A.

Resumo: O sorgo sacarino surgiu como importante alternativa para a geração de biomassa na produção de etanol. Este trabalho objetivou avaliar o efeito do espaçamento entrelinhas e da densidade de plantas sobre a produção de sorgo sacarino na região central de Minas Gerais. Foi instalado experimento em Sete Lagoas, MG, utilizando a cultivar da Embrapa BRS 508. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 4, sendo 4 espaçamentos entrelinhas (0,2; 0,4; 0,6 e 0,8 m entrelinhas) e 4 densidades de plantas (80.000; 100.000; 120.000 e 140.000 plantas ha-1), com 3 repetições. As características avaliadas na colheita foram: altura da planta; número de folhas; diâmetro do colmo; número de afilhos (ou perfilhos); massas frescas de folhas, colmos e panículas; biomassa total, massa de caldo e Brix. O arranjo de plantas influenciou a produção de colmos por planta e por área cultivada, principalmente por causa da alteração no espaçamento entrelinhas. A redução no espaçamento entrelinhas é o que mais influencia a produtividade de caldo, sem alteração na sua qualidade nos menores espaçamentos, e, embora preliminarmente, o espaçamento de 0,2 m entrelinhas pode proporcionar incrementos elevados na produtividade de colmos, podendo atingir 94,52 t ha-1.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.