Estudo anatômico de madeiras comercializadas no estado do Pará da família Leguminosae de alta densidade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FURTADO, A. C. S.; RODRIGUES, A. da C.; GOMES, J. I.; ILKIU-BORGES, F.

Resumo: A caracterização anatômica do xilema secundário de espécies florestais permite auxiliar na correta identificação dessas espécies, de modo que confirme que a madeira a qual está sendo comercializada corresponda com a que irá satisfazer as necessidades do mercado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi agrupar dez espécies madeireiras de Leguminosae de acordo com a estratificação dos raios, densidade (g/cm³), frequência dos poros por mm² e diâmetro das pontoações intervasculares (?m). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise microscópica (objetiva de 40x), visando observar as pontuações de lâminas do laminário da Xiloteca do laboratório de Botânica da Embrapa Amazônia Oriental. Com base nas análises microscópicas e revisões bibliográficas, os gêneros foram organizados em dois grupos? espécies pesadas (? 0,75 g/cm³) com raios estratificados e raios não estratificados.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Parte de livro

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.