Avaliação da durabilidade da madeira de eucalipto citriodora (Corymbia citriodora) tratada com CCA em ambiente amazônico.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: ARAUJO, H. J. B. de

Resumo: A exploração econômica tem causado diminuição do estoque das espécies madeireiras amazônicas tradicionais de alta durabilidade natural resultando na elevação do preço e inviabilizando seu uso. Uma alternativa para o problema é substituir as espécies tradicionais por espécies plantadas de rápido crescimento e tratadas com preservativos químicos. Este estudo objetiva avaliar a degradação biológica de madeira de eucalipto citriodora tratada com CCA e exposta em ensaio de campo implantado em maio de 2005 em Rio Branco/AC. As variáveis avaliadas foram: a) sem tratamento; b) tratamento com CCA; c) degradação por fungos; d) degradação por cupins; e e) parte da peça afetada. A partir da 3ª avaliação (47 meses de ensaio), 100% dos corpos de prova não tratados foram classificados com o grau de degradação máximo e 100% dos tratados, decorridos 60 meses, com o grau mínimo. As partes não tratadas com maior e menor grau de degradação foram, respectivamente, o topo inferior e a parte aérea acima de 10 cm do solo. A degradação provocada por fungos foi ligeiramente inferior à dos cupins.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Acre

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.