Carrapato-estrela (Amblyomma sculptum): ecologia, biologia, controle e importância.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, V. DA S.; PINA, F. T. B.; BARROS, J. C.; ANDREOTTI, R.

Resumo: Devido à ampla distribuição do carrapato Amblyomma cajennense nas Américas e sua grande importância, tanto para área veterinária quanto para saúde pública, esse carrapato sempre foi alvo de muitas pesquisas. Em estudos recentes foi constatado que essa espécie de carrapato é na verdade um complexo de seis espécies distribuídas ao longo das Américas. Dentre as seis espécies constatadas, duas delas ocorrem no Brasil, sendo elas A. cajennense e Amblyomma sculptum. Conhecido como carrapato-estrela, carrapato-do-cavalo, rodoleiro, micuim ou carrapato vermelhinho, a espécie A. sculptum está presente na maioria dos estados brasileiros e causa prejuízos aos criadores de equídeos. Os principais hospedeiros para A. sculptum são os equinos, capivaras e antas.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Para a realização de melhorias nos servidores, as publicações da Embrapa estão temporariamente indisponíveis para baixar. O serviço será restabelecido no sábado, dia 27 do novembro de 2021. Pedimos desculpas pelo inconveniente, agradecemos pela compreensão e reforçamos que os ajustes visam melhorar a prestação dos serviços digitais.

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.