Gestão da água na suinocultura industrial: impacto do tipo de bebedouro no consumo de água e na produção de dejeto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TAVARES, J. M. R.; BELLI FILHO, P.; COLDEBELLA, A.; OLIVEIRA, P. A. V. de

Resumo: Resumo – Quinze granjas comerciais de suínos na fase fisiológica de crescimento-terminação foram monitoradas por um período de 13 meses, localizadas no sul do Brasil. Com alojamento médio de 15 semanas e duas fases do ano (fria e quente), 13.276 suínos foram monitorados com o objetivo de avaliar o impacto do tipo de bebedouro instalado na granja [chupeta bite-ball (BB), chupeta convencional (CH) e taça horizontal (BO)], no consumo de água e na produção de dejetos. Para tal, foram instalados 55 hidrômetros (um em cada linha de água que abastecia os edifícios de produção) e 15 caixas de fibra de vidro de 5 m3 entre o edifício de alojamento e o sistema de armazenamento de dejeto. Independentemente do tipo de bebedouro, os valores médios do consumo de água e produção de dejeto foram 8,83±1,37 e 4,46±0,82 L/suíno/d, respectivamente. O consumo de água diferiu entre as fases consideradas, apresentando a fase quente uma média 14% superior (p<0,005). As médias da produção de dejeto mostraram-se similares (fria: 4,57±0,17 e quente: 4,35±0,17 L/suíno/d; p=0,365). O bebedouro CH apresentou a menor média de consumo de água (7,23±0,31 L/suíno/d) diferindo significativamente (p<0,001) do BB (?19%) e BO (?16%). Este bebedouro apresentou também os volumes mais baixos de dejeto produzido (3,98±0,21 L/suíno/d), diferindo estatisticamente das granjas com equipamento BB (5,09±0,19 L/suíno/d; p<0.002).

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Separatas

Palavras-chave: Dejeto, Produção, Suínos, Água

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.