Avaliação da qualidade da água armazenada em cisternas localizadas em comunidades rurais na Região Semiárida.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, A. L. da; SILVA, A. de S.; SILVA, C. M. M.; BRITO, L. T. de L.; PONTES, T. G. de

Resumo: Este trabalho avaliou a qualidade da água para o consumo humano, armazenada em cisternas localizadas em 63 comunidades rurais pertencentes a quarenta e seis municípios de nove Estados da região semiárida. Foram realizadas análises físicas, químicas e microbiológicas em 777 amostras de água abrangendo mananciais, cisternas e reservatórios caseiros. A partir dos resultados das análises físicas e químicas foi elaborado o Índice de Uso da Água Doméstica (IUD) para monitorar a qualidade da água das cisternas e identificar a sua procedência. O IUD foi calculado a partir dos valores médios dos dados obtidos com o auxílio do software Statistical Analysis System , utilizando o procedimento Factor. A análise do componente principal agrupou o conjunto de variáveis pré -selecionadas em quatro indicadores: salinidade, alcalinidade, poluição da água e saúde da água. Como resultado há agregação de 48 pontos amostrados com IUD elevado, 48 com IUD alto, 63 com IUD médio e 618 com IUD baixo, significando que a maioria das cisternas apresenta água de boa qualidade. Observou se que a maioria das cisternas (97,18 %) está localizada em territórios onde predominam as águas superficiais do tipo bicarbonatadas e cloretadas, sódicas e mistas. Dessa forma, ao se detectar estas características físicas e químicas nas águas armazenadas nas cisternas, pode se concluir que a mesma não é proveniente de captação de água de chuva e sim de outras fontes alternativas de abastecimento. Constatou se ausência de coliformes totais em 79,15 % das amostras e ausência de Escherichia coliem 94,08 % resultando em água de boa qualidade.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Parte de livro

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.