Emissões de óxido nitroso do solo com resíduos culturais de soja sob sistemas de manejo no Cerrado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, I. L. dos; OLIVEIRA, A. D. de; FIGUEIREDO, C. C. de; CEOLIN, J. G. R.; SILVA, F. R. da C.; SOUSA, C. A. N. de

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os fluxos de óxido nitroso do solo, decorrentes dos resíduos culturais da soja sob sistema de manejo convencional, em pousio e, sob plantio direto com sorgo, tendo o cerrado como ambiente de referência. Para tanto, utilizou-se de um experimento de longa duração, localizado na Embrapa Cerrados, Planaltina, DF. As coletas de amostras de ar, para determinação das emissões de N2O, aconteceram semanalmente, pelo método da câmara estática, com determinação por cromatografia gasosa. Nos mesmos locais, foram coletadas amostras de solo para determinação da umidade, espaço poroso saturado por água, densidade do solo e teores de nitrato. O cerrado nativo apresentou os menores fluxos de N2O. O uso de fertilizante nitrogenado no PD e a decomposição dos resíduos culturais da soja no PC, juntamente com a saturação de poros acima de 60%, foram os fatores que mais contribuíram para a ocorrência dos maiores fluxos de N2O nos sistemas agrícolas.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Separatas

Unidade: Embrapa Cerrados

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.