Causas de descarte de manga em casas de embalagem e em mercado de distribuição na região Nordeste.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, M. A. C. de; RIBEIRO, T. P.; SOUSA, S. O. de; ARAUJO, J. L. P.

Resumo: O objetivo do estudo foi quantificar e caracterizar os descartes de manga durante as operações pós-colheita realizadas em casas de embalagem de empresas do polo Petrolina, PE/Juazeiro, BA e durante a comercialização no Mercado do Produtor de Juazeiro. O estudo foi conduzido em três casas de embalagem representativas da realidade regional e em três boxes comerciais de atacadistas no Mercado do Produtor de Juazeiro. Nas casas de embalagem, foram adotados os procedimentos recomendados para a manga. As frutas descartadas foram pesadas, caracterizadas de acordo com o tipo de perda e quantificadas, fazendo-se nova pesagem de cada categoria identificada. A partir da pesagem das frutas exibindo cada uma das categorias de perda e da razão deste número com o total de descartes, foram obtidos os percentuais dessas categorias. Nos boxes do Mercado do Produtor de Juazeiro,foram realizadas as mesmas avaliações. Devido aos critérios de qualidade mais rigorosos, os descartes foram maiores nas casas de embalagem. Em todos os locais amostrados, a principal causa de descarte foi o dano mecânico, enquanto as perdas causadas por pragas e doenças ocorreram em menor proporção. Esses resultados orientam a proposição de práticas e tecnologias que possam reduzir o problema e valorizar o produto no mercado.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.