Combate às moscas-das-frutas em pomares domésticos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENEZES-NETTO, A. C.; ARIOLI, C. J.; NAVA, D. E.; SANTOS, J. P. dos; ROSA, J. M. da; BOTTON, M.

Resumo: Frutíferas cultivadas em pomares domésticos podem apresentar vários problemas fitossanitários relacionados ao ataque de insetos-praga, doenças e distúrbios fisiológicos que podem provocar redução na qualidade e, consequentemente, no valor comercial dos frutos. Entre os insetos-praga, as moscas-das-frutas constituem-se numa das principais preocupações para as famílias que mantêm pomar doméstico. As moscas-das-frutas podem atacar tanto espécies nativas como cultivadas. Sua ação sobre os frutos pode provocar deformação, alteração de sabor , queda precoce e mesmo apodrecimento deles. Quando o ataque é intenso, se não for realizado o monitoramento de forma correta e o manejo através de várias estratégias de controle, as perdas ocasionadas pelas moscas-das-frutas podem chegar a 100%. Esta cartilha tem por objetivo orientar os fruticultores no manejo das moscas-das-frutas que atacam pomares domésticos.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Para a realização de melhorias nos servidores, as publicações da Embrapa estão temporariamente indisponíveis para baixar. O serviço será restabelecido na segunda-feira, dia 14 de junho de 2021. Pedimos desculpas pelo inconveniente, agradecemos pela compreensão e reforçamos que os ajustes visam melhorar a prestação dos serviços digitais.

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.