"BRS Vitória" - Uva para mesa, sem sementes, de sabor especial e tolerante ao míldio: recomendações agronômicas para a região de Campinas, São Paulo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAIA, J. D. G.; RITSCHEL, P. S.; SOUZA, R. T. de; GARRIDO, L. da R.

Resumo: O Brasil é o terceiro colocado na lista dos principais países produtores de frutas (ANUÁRIO BRASILEIRO DA FRUTICULTURA 2015, 2015). Existem no país cerca de 30 pólos frutícolas, caracterizados principalmente por diferenças na organização da produção, que inclui empresas especializadas em exportação ou processamento, muitas vezes com integração vertical, cooperativas e associações. Entretanto, cerca de 80% das frutas produzidas no país ainda é proveniente de pequenas propriedades. A fruticultura é uma atividade que apresenta elevado efeito multiplicador de renda, com força suficiente para dinamizar economias locais (BUAINAIN; BATALHA, 2007; CARVALHO, 2010; LACERDA et al., 2004; SILVA et al., 2006a). A produção de uvas de mesa no Brasil pode ser dividida em dois grupos, as uvas finas de mesa, com e sem sementes; e as uvas americanas e híbridas, cuja representante principal é a cultivar Niágara Rosada. Embora o cultivo de ?Niágara Rosada? esteja em expansão para regiões de clima tropical, ainda é bastante concentrado na Região Sul e no Estado de São Paulo, principalmente na região de Campinas (NACHTIGAL, 2003; SILVA et al., 2006b; 2008). Em 2004, Campinas e região foram responsáveis por 63% da produção estadual de uva de mesa do tipo americana, sendo a maior parte da variedade Niágara Rosada (VERDI et al., 2005). O cultivo é caracterizado pelo uso do sistema em espaldeira, com espaçamentos adensados, sobre os porta- enxertos IAC 766 (?Campinas?) e Riparia do Traviú (SILVA et al., 2008). A poda curta é realizada no final do inverno, obtendo-se a colheitas entre os meses de novembro e dezembro. Além da safra normal, pode ser obtida uma ?safrinha? nos meses de maio a junho (NACHTIGAL, 2003).

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Cultivar convencional

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.