Características vegetativas de híbridos interespecíficos entre o caiaué e o dendezeiro na fase juvenil, em área de ocorrência de amarelecimento fatal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: CARDOSO, P. N.; SANTOS, R. R. S. dos; CAMPELO, R. D.; SILVA, M. P. da; GOMES JUNIOR, R. A.

Resumo: A dendeicultura é uma cultura de grande importância sócio-econômica no Estado do Pará e tem alto potencial de crescimento no Brasil em decorrência de sua demanda de óleo, elevada produtividade e competitividade. A dendeicultura tem sido ameaçada pela ocorrência do amarelecimento fatal (AF), desordem de etiologia desconhecida que já devastou milhares de hectares de dendezeiro. Não existe fonte de resistência ao AF relatada no dendezeiro, mas sabe-se que o caiaué, espécie nativa da América, é resistente e transfere essa resistência aos híbridos interespecíficos F1 entre caiaué e dendezeiro (HIE OxG). O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento vegetativo de uma população de HIE OxG, em área de ocorrência de AF. Esta população de HIE OxG apresentou desenvolvimento vegetativo compatíveis aos relatos bibliográficos de outras localidades. A característica agronômica vegetativa mais importante, crescimento em altura, nesta população de HIE OxG foi muito superior ao relatado para o dendezeiro.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.