Variacao do Teor de Gordura no Leite Bovino Cru.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: COSTA, F. M. A.; D'ALESSANDRO, W. T.; CARVALHO, A. L.; ROCHA, J. M.; TANEZINI, C. A.; PONTES, I. S.; FERREIRA, M. L.; SOTERIO, N. M. F.

Resumo: O teor de gordura do leite bovino cru foi pesquisado a partir de 1159 amostras coletadas em latoes de 50 litros, objetivando contribuir para a melhoria do processamento economico e tecnologico. O valor medio encontrado, utilizando-se metodo butirometrico de Gerber, foi de 3,86% ± 0,70 e o intervalo de variacao: 3,82 - 3,90, sendo que a maior frequencia foi encontrada entre as classes de 3,5 a 4,1 com 84,2% do total das amostras. O leite vespertino apresentou valores superiores ao correspondente matutino em cerca de 11,43%. Recomendou-se o criterio qualitativo de pagamento, bem como, o leite coletado a tarde para a industrializacao daqueles derivados que mais dependem da gordura. A analise estatistica revelou que o teor de gordura não foi influenciado pela suplementacao alimentar. Estudaram-se as correlacoes entre gordura, extrato seco total (EST), extrato seco desengordurado (ESD), proteina, depressao do ponto de congelamento (DPC), e a densidade do leite de rebanhos. Houve correlacao positiva significante entre gordura e EST. Para os demais constituintes, a correlacao foi pobre e sem significancia estatistica.

Ano de publicação: 1992

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.