Análise geoespacial das ocorrências de feições erosivas nos planaltos e depressões da faixa norte da bacia do Alto Paraguai.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANDRADE, D. D. de; SILVA, J. dos S. V. da; FIGUEIREDO, V. A. de; CASTRO, E. C. de

Resumo: Resumo. O transporte de sedimentos das partes mais elevadas da bacia hidrográfica do Alto Paraguai em direção aos terrenos pantaneiros não é um fenômeno moderno, tendo sido estudado com base em perspectivas relacionadas aos períodos mais remotos de formação da bacia. As características naturais podem contribuir para a erosão potencial das encostas e para os desequilíbrios ambientais das bacias hidrográficas e, na maioria das vezes, iniciam os desequilíbrios que serão agravados pelas atividades humanas. A presença de assimetria no diagrama de frequência de uma variável é um fato valioso, e pode indicar irregularidade na ocorrência de eventos ou agregação de eventos em locais preferenciais. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de demonstrar o uso em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) de análises estatísticas baseadas em padrões de frequência e de distribuição de pontos, por meio de um recorte do mapeamento dos aspectos geotécnicos realizado para o Estado do Mato Grosso, geradas para toda a área de planaltos e depressões da bacia do Alto Paraguai e para as suas unidades internas de bacias de drenagem. Na grande maioria dos recortes utilizados na análise, os valores indicaram que é nula a possibilidade de que os padrões de distribuição das ocorrências erosivas tenham sido resultado do acaso, e o padrão agregado apresentado pode tender a atrair novos pontos, facilitando a transmissão das qualidades das amostras entre si, favorecida pela proximidade entre elas.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.