10 anos do GeoPantanal - retrospectiva e desafios.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, J. dos S. V. da

Resumo: Resumo: Pode-se creditar que a semente da pesquisa e de eventos envolvendo geotecnologias no Pantanal teve sua origem em 1995 com o Encontro de Sensoriamento Remoto Aplicado a Estudos no Pantanal na cidade de Corumbá, MS. Isto ainda nos remete à parceria entre a Embrapa e o INPE iniciada em 1992 para estudos de sensores no Pantanal, que trouxe excelentes resultados tanto do ponto de vista científico, quanto do envolvimento dos profissionais da região. Em 2006 foi realizado, em Campo Grande, MS o 1º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - 1º GeoPantanal, tornando-se um evento bianual, ocorrendo em anos pares, sempre com parceiros locais. É um fórum itinerante de discussão que congrega profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação interessadas no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal e seu entorno. Em 10 anos de regularidade houve participantes de cinco países e 17 estados brasileiros, envolvendo mais de 1300 participantes efetivos. Considerando apenas o GeoPantanal, já foram ofertados 40 minicursos, publicados mais de 700 artigos nos Anais e será alcançado 84 artigos em 6 números especiais em revistas indexadas. Tais números demonstram a importância do evento, fortalece as pesquisas na região e encoraja a realização das próximas edições. Por isso, o GeoPantanal é considerado um importante evento científico para a geração de conhecimento e discussão da ciência e tecnologia no Pantanal envolvendo o uso de geotecnologias e atingindo diferentes públicos. Destaca-se também, a importância das agências de fomentos, órgãos estaduais e empresas que apoiaram a realização dos eventos. A transferência da coordenação do evento às instituições locais; a expansão da área de abrangência do Simpósio, a remodelação ou substituição do sistema de submissão e revisão de artigos; a revisão do formato de análise dos trabalhos por duplo cego; transmissão online de cursos oferecidos; e o formato de captação de recursos são desafios a serem discutidos e enfrentados pelos organizadores nas próximas edições do GeoPantanal.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.