Tomada de decisão quanto a adubação e manejo de nutrientes por agricultores do Mato Grosso: dados do Circuito Tecnológico 2015.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: RESENDE, A. V. de; SILVA, A. F. da; BORGHI, E.; GONTIJO NETO, M. M.; SHIRATSUCHI, L. S.; PITTA, R. M.; FERREIRA, A.

Resumo: Embora normalmente se associem as áreas de lavouras anuais no Mato Grosso aos solos de cerrado, o estado abrange uma ampla variação de ambientes de produção, com gradientes que contemplam inclusive as transições entre os biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal. Assim sendo, as condições edafoclimáticas e de altitude não são uniformes e as diferentes regiões do estado apresentam oferta ambiental que confere maior ou menor aptidão ao cultivo de grãos. Além disso, o histórico da abertura de áreas para a agricultura teve trajetórias distintas, influenciando a geografia da agropecuária no estado, de modo que atualmente algumas zonas se caracterizam pela produção de grãos já consolidada ao longo de décadas, enquanto outras zonas estão em franca expansão como fronteira agrícola. Da combinação dos fatores naturais e antrópicos acima mencionados, surgem fazendas com características bastante diversificadas, o que, aliado aos aspectos gerenciais peculiares a cada estabelecimento, dá origem a uma gama de condições de manejo dos sistemas de produção, mesmo entre talhões de cultivo de uma mesma propriedade. Nesse cenário, embora não seja possível estabelecer padrões que contemplem todas as nuances da cultura do milho safrinha no Mato Grosso, são de relevante interesse técnico os dados levantados durante o Circuito Tecnológico 2015, que percorreu as regiões norte, sul, oeste e leste do estado durante o mês de abril daquele ano. A interpretação de tais dados permite detectar variações e tendências de perfil de produtores, de níveis de investimento tecnológico e de práticas de manejo empregadas, em cada uma das quatro regiões e na média do estado, a partir de um total de 111 propriedades que compuseram a base amostral naquele ano. Por meio da apresentação de estatística descritiva dos dados levantados junto às fazendas, análises das informações e inferências, a presente publicação enfoca aspectos relacionados às estratégias para tomada de decisão na escolha de cultivares e adubação, estimativa do potencial produtivo das lavouras e manejo de nutrientes na cultura do milho safrinha em 2015 no Mato Grosso.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Parte de livro

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.