Avaliação da qualidade da fermentação de silagem de mandioca por meio da espectroscopia NIR.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: MAGALHÃES, Y. A.; MACHADO, H. C.; MARTINS, F. E. B.; MUNIZ, E. N.; BOMFIM, M. A. D.; GALVANI, D. B.; COSTA, H. H. A.; SOUSA, Y. H. L. de

Resumo: Resumo: A ensilagem é um método de conservação de forragem que pode garantir a alimentação do rebanho no período seco e tem sido largamente utilizada pelos produtores. A silagem da parte área da mandioca tem se mostrado como um alimento com bom potencial nutritivo. Contudo, sua qualidade não está relacionada apenas com o valor bromatológico, mas também com a eficiência de fermentação. Esta pode ser avaliada a partir dos valores de pH e NH3 (amônia). Valores superiores a 10% de NH3 do valor de nitrogênio total indicam fermentação indesejada, gerando dificuldade na conservação. Os valores de pH e NH3 podem ser estimados a partir de analises químicas tradicionais que demandam uma escala significativa de tempo, de custos e reagentes, dentre outros fatores que tornam analises tradicionais inviáveis aos produtores rurais. Neste cenário, o uso da espectroscopia de reflectância na região do infravermelho próximo (NIRS) tem se demonstrado uma ferramenta alternativa aos métodos convencionais para determinar a qualidade da fermentação de silagem. O presente trabalho objetivou avaliar modelos para previsão de pH e NH3 em silagem de mandioca.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.