Manejo da fertilidade de solos em pomares de frutíferas de clima temperado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: BRUNETTO, G.; ROSANE, D. E.; MELO, G. W. B. de; ZALAMENA, J.; GIROTTO, E.; LOURENZI, C.; COUTO, R. R.; TIECHER, T.; KAMINSKI, J.

Resumo: A fruticultura é uma atividade agrícola de alto custo, mas em contrapartida, de elevada lucratividade até superior ao cultivo de grãos. Na região sul do Brasil a fruticultura é uma atividade praticada predominan-temente em propriedades familiares em pequenas áreas, mas também por poucos grupos empresariais que utilizam grandes extensões de terra. Os frutos pro-duzidos são comercializados ?in natura? no mercado nacional ou internacional, como a maça, ou são indus-trializados, como a uva, pêssego, figo, goiaba e outros. Em geral, a produção de frutos e a sua comercialização possuem impacto positivo na economia das comunida-des, aumentando seus ganhos e melhorando a quali-dade de vida das famílias envolvidas com a cadeia pro-dutiva da fruticultura. O sucesso de um pomar, como aqueles de frutífe-ras de clima temperado, está relacionado ao processo de sua implantação, como a escolha da espécie e de sua variedade, a qualidade da muda utilizada, o preparo do solo, a drenagem, a irrigação, o controle de pragas e de doenças. Como a maioria dos solos utilizados na fruticultura são ácidos e de baixa fertilidade, a calagem e a adubação impactam positivamente a produção. No entanto os parâmetros relacionados à fertilidade de solo nas áreas cultivados com as frutíferas são determi-nantes para estado nutricional das plantas, da sua pro-dução e da qualidade dos frutos e de seus subprodutos. Ao longo do presente capítulo, sem a pretensão de esgotar os assuntos, serão destacadas algumas frutífe-ras de clima temperado, entre elas, a macieira (Malus x domestica), a videira (Vitis vinifera), o pessegueiro (Pru-nus persica) e a pereira (Pyrus communis), que possuem exigências nutricionais distintas das culturas anuais, que interferem nas práticas de calagem e tipos de adu-bação (correção ou pré-plantio, cobertura e manuten-ção). A necessidade e doses de corretivos e fertilizantes são estabelecidas com base em critérios de predição, que também serão discutidos ao longo do texto. Por fim, será abordado o uso e manejo de espécies de plan-tas de cobertura do solo que coabitam os pomares e são necessárias, especialmente, para a conservação de solos e ciclagem de nutrientes.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.