Variação genética em caracteres quantitativos em Pinus caribaea var. hondurensis.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: SOUZA, T. da S.; SANTOS, W. dos; DENIZ, L. D.; ALVES, A. P. de O.; SHIMIZU, J. Y.; SOUSA, V. A. de; AGUIAR, A. V. de

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi quantificar a variação genética entre procedências e progênies de Pinus caribaea var. hondurensis visando aumentar a produtividade de madeira para região noroeste do estado do Paraná, Brasil. O experimento foi estabelecido com sementes provenientes da Guatemala e Honduras no delineamento experimental em blocos completos casualizados, com 61 tratamentos (57 progênies e quatro testemunhas), seis plantas por parcela e nove repetições. O espaçamento entre plantas foi de 3 x 3 m. Foram avaliados os caracteres: altura total (ALT), diâmetro à altura do peito (DAP) e o volume cilíndrico (VOL). A análise de deviance foi aplicada para determinar o padrão de variação entre e dentro de procedências e progênies. Os componentes de variância e os parâmetros genéticos foram estimados utilizando-se o método REML/BLUP. Foi constatada variação genética significativa entre procedências e progênies para ALT, DAP e VOL. As médias desses caracteres foram 8,81 m, 13,72 cm e 0,09 m3.arv-1, respectivamente. As estimativas dos coeficientes de variação genética aditiva individual e genotípica variaram de 5,5 % a 13,8 %, e 2,8 % a 6,9 %, respectivamente, indicando a existência de variabilidade genética. A maior parte dessa variação foi observada. Os coeficientes de herdabilidade individual variaram de 0,06 a 0,51 em DAP e ALT, respectivamente. Os materiais genéticos procedentes da Guatemala apresentaram os maiores valores genéticos. As procedências Lanquin e Las Trincheras, da Guatemala, demonstraram a maior perspectiva de produtividade em madeira para a região de Presidente Castelo Branco, PR.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.