Caracterização genotípica de bactérias endofíticas do milheto cultivado no Semiárido Pernambucano.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: SILVA, J. F. da; SILVA, T. R. da; NASCIMENTO, T. R. do; SANTOS, J. M. R. dos; FRAIZ, A. C. R.; FERNANDES JUNIOR, P. I.

Resumo: O milheto é uma gramínea com grande potencial para o cultivo em regiões semiáridas, entretanto, nestes ambientes, a sua capacidade de associação com bactérias potencialmente fixadoras de N ainda não foi avaliada. O objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar genotipicamente bactérias endofíticas de milheto por meio da amplificação de um fragmento do gene nifH. O milheto foi cultivado com e sem adubação nitrogenada foi coletado e a partir da raiz e colmo das plantas foram isolados os microorganismos utilizando os meios de cultura semissólidos JMV, LGI, LGI-P e NFb como método de pré-seleção. O DNA dos isolados foi extraído com kit comercial e o gene nifH amplificado por PCR, considerando positivos os isolados que apresentaram o amplicom com tamanho esperado (360 pb). Foram pré-selecionadas 30 bactérias pela formação de película microaerotáxica nos meios semissólidos JMV, NFB e LGI das quais 28 foram selecionadas como positivas para a amplificação do gene nifH. A maioria dos isolados positivos foi proveniente da raiz do milheto cultivado com adubação nitrogenada.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.