Avaliação do sistema de entrega e estabilidade de uma vacina de DNA contendo o gene ssiv DE Brucella abortus, encapsulada em nanopartículas de quitosana.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: CAITANO, M. A. B.; BASTOS, R.; COELHO, M. B.; DIEHL, L. de O.; SANTOS, L. R. dos; SANTANA, M. S.; ROSINHA, G. M. S.

Resumo: Brucelose bovina é uma zoonose infecciosa de evolução crônica, provocada por bactérias do gênero Brucella. Vacinação é uma das medidas mais efetivas para reduzir a prevalência desta doença e, devido a algumas desvantagens das vacinas atualmente utilizadas, novas formulações, como as vacinas de DNA, estão em testes. Nanopartículas são potenciais carreadores de vacinas de DNA e, entre os polímeros de origem natural, a quitosana tem se mostrado apropriada por ser biodegradável, biocompatível e não tóxico. O complexo vacina de DNA e nanopartículas de quitosana poderá prevenir a degradação da vacina por nucleases e otimizar a entrega de genes no interior das células de mamíferos, melhorando assim a resposta imune efetiva.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.