Desenvolvimento e avaliação da qualidade química e física de fertilizantes organominerais produzidos a partir de diferentes resíduos agrícolas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FONSECA, R. C. da; TEIXEIRA, P. C.; MATTOS, B. B.; STRALIOTTO, R.; BENITES, V. de M.

Resumo: Os fertilizantes organominerais oferecem uma alternativa para reutilizar como matéria-prima resíduos agrícolas como bagaço de cana, farinha de ossos, composto suíno e cama de frango, entre outros. O presente trabalho teve como objetivo determinar melhores combinações entre os componentes orgânicos, minerais e agentes cimentantes no processo de mistura e granulação de fertilizantes organominerais produzidos a partir de diferentes resíduos orgânicos. O experimento foi conduzido na Embrapa Solos, RJ, nos anos de 2016 e 2017. Foi realizada granulação de diversas composições de fertilizantes organominerais, variando a composição, até se obterem produtos com qualidades físicas desejáveis. Em paralelo, foram determinados os teores do aditivo A, fósforo total, aditivo B, aditivo C, dureza e umidade dos fertilizantes produzidos.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.