Carbono e nutrientes do solo em capoeiras de diferentes idades na comunidade indígena de Guanabara II, Alto Solimões-Amazonas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: RIBEIRO, G. A. A.; VILLANI, F. T.; VILLANI, E. M. A.; TEIXEIRA, W. G.; MOREIRA, F. M. S.; ALFAIA, S. S.

Resumo: Os agricultores do Alto Solimões-AM, praticam a derruba e queima da cobertura vegetal para implantação das roças. O presente estudo avaliou os atributos químicos de um Cambissolo Háplico, sob capoeiras com três, cinco, sete e vinte anos de idade, quatro roças originárias dessas capoeiras e a influência do tempo de pousio na fertilidade. A amostragem de solo foi realizada em três profundidades em parcelas de 45 x 30 m, divididas em três sub-parcelas de 15 x 30 m. O delineamento foi inteiramente casualisado com oito tratamentos e três repetições. Foi realizada a análise de variância e teste de Tukey a 5%. Foram determinados o pH em H2O e KCl, alumínio trocável, N e C total, macro e micronutrientes. A acidez do solo e os teores de Al foram elevados. A queima diminuiu a MO e elevou o pH e bases trocáveis. Os teores de N, Ca e MO foram signicativamente maiores nos solos com vinte anos de pousio.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.