Concentração inibitória mínima de solventes utilizados na diluição de extratos vegetais com potencial antimicrobiano sobre staphylococcus aureus.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: CHAPAVAL, L.; OIANO NETO, J.; ESTELLA, B. M.; CAVALCANTE, A. A.

Resumo: A mastite é um processo infeccioso da glândula mamária de vacas leiteiras, responsável por grandes perdas econômicas do setor, em razão do comprometimento da produtivi¬dade. Em diversos países, o principal agente etiológico da mastite bovina é a bactéria Staphylococcus aureus, que possui fatores de virulência que conferem alta resistência aos antimicrobianos. A aplicação de extratos vegetais e/ou de micromoléculas isoladas de plantas é uma alternativa viável para o desenvolvimento de novos tratamentos terapêuticos. A etapa de avaliação da toxicidade dos solventes utilizados na diluição dos extratos concentrados torna-se tão importante quanto a avaliação dos extratos propriamente ditos. Neste estudo avaliou-se a atividade antibacteriana de 22 solventes (puros e em misturas) no desenvolvimento da cepa de Staphylococcus aureus ATCC 25923 através da concentração inibitória mínima (CIM) por meio de microdiluição em placa. Todos os 21 solventes testados permitiram crescimento bacteriano em concentrações de solventes iguais a ou menores que 5%. No geral, os alcoóis e suas misturas permitiram o crescimento bacteriano até a diluição de 10-6, na concentração de 5%. Os melhores resultados foram obtidos com os surfactantes Tween 80 e dimetilsulfóxido (DMSO) e suas misturas, que, utilizados como solventes, possibilitaram o crescimento bacteriano em todas as concentrações e diluições avaliadas.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.