Ciclagem de nitrogênio em florestas tropicais e plantações de eucalipto no Brasil no Antropoceno.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: SILVA, J. J. N. da; MELLO, W. Z. de; RODRIGUES, R. de A. R.; ALVES, B. J. R.; SOUZA, P. A. de; CONCEIÇÃO, M. C. G. da

Resumo: O nitrogênio é um macronutriente essencial para o funcionamento do metabolismo dos seres vivos. Porém, devido às mudanças que o planeta vem passando no Antropoceno a ciclagem do nitrogênio vem sendo alterada. O desmatamento aliado às mudanças do uso do solo são os principais responsáveis pela alteração da sua ciclagem. As emissões de gases de efeito estufa como do N2O foram aumentadas em virtude desse desmatamento e das inadequadas práticas de manejo do solo, e isso acabou contribuindo para que essas mudanças na ciclagem do nitrogênio ocorressem. Visto a importância do nitrogênio e das alterações que ele vem passando nas últimas décadas, este trabalho de revisão tem como objetivo descrever o papel do nitrogênio e as alterações na sua ciclagem devido aos processos de mudança do uso da terra ocorridos no Antropoceno em áreas de florestas tropicais nativas e plantações de eucalipto no Brasil.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.