Instrumentos de apoio aos programas de PSA hídricos no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: PRADO, R. B.; FIDALGO, E. C. C.; TURETTA, A. P. D.; SCHULER, A. E.; COUTINHO, H. L. da C.; MARTINS, A. L. da S.; DIEDERICHSEN, A.; GUIMARÃES, J.

Resumo: Em 2011, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovaram um projeto intitulado: "Fortalecimento do conhecimento, organização da informação e elaboração de instrumentos de apoio aos Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais Hídricos no meio rural (MP5-PSAHídrico)". Além de parceiros de várias unidades da Embrapa, participam do projeto, parceiros externos, como a Agência Nacional de Águas (ANA) e a ONG The Nature Conservancy (TNC). O projeto, com duração prevista de três anos, iniciou-se em 2012 e encontra-se em fase de finalização. Estão previstos e em andamento resultados como: catálogo de projetos da Embrapa e parceiros atuando no tema em questão; nivelamento conceitual e troca de experiências entre pesquisadores no tema em questão; organização da informação e elaboração de base de dados; descrição e mapeamento dos PSA Hídricos no Brasil; ranqueamento de indicadores socioeconômicos e ambientais; consolidação de metodologias para apoiar a implantação e monitoramento dos PSA Hídricos e elaboração de instrumentos para a transferência dos resultados para os tomadores de decisão (PRADO et al., 2013). A partir da interação e troca de experiências desse grupo com outros grupos atuando no tema nos biomas brasileiros, de Norte a Sul do país, em 2014, foi criada uma rede de projetos intitulada Serviços Ambientais na Paisagem Rural. São mais de 60 projetos em andamento e planejados para atuação nos próximos 10 anos. O objetivo da Rede é desenvolver conhecimento e ferramentas para subsidiar ações e políticas de restauração, manutenção e ampliação dos serviços ambientais e fortalecer sistemas de produção com base sustentável em paisagens rurais (PRADO et al., 2015, no prelo). O presente capítulo pretende apresentar a importância dessas ferramentas, o seu potencial e limitações para apoiar os PSA no Brasil e para assegurar a manutenção dos serviços ecossistêmicos e ambientais e, por conseguinte, o bem-estar humano.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.