Retention of some flavones and flavanones in flour, grain and bran of sorghum during storage.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUEIROZ, V. A. V.; OLIVEIRA, K. G. de; PAIVA, C. L.; CARLOS, L. de A.; MENEZES, C. B. de; BARROS, F. A. R. de; PINHEIRO-SANT'ANA, H. M.; ANUNCIAÇÃO, P. C.

Resumo: O sorgo está associado a várias propriedades funcionais pelo fato de conter altos níveis de compostos fenólicos, como flavonoides, flavonas e flavanonas. No entanto, estes compostos são sensíveis ao período e condições de armazenamento. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a retenção de luteolina, apigenina, naringenina e eriodictilol nos genótipos de sorgo SC319 (farinha e grão) e TX430 (farinha e farelo) armazenados por 180 dias a 4, 25 e 40 °C. Estes compostos foram quantificados por cromatografia líquida de alto desempenho acoplada a detector de arranjo de diodos. Houve efeito do tempo de armazenamento, que favoreceu a redução de flavona e flavanona nos genótipos avaliados. A temperatura de armazenamento influenciou as flavonas mais do que o conteúdo de flavanona. As retenções variaram de 70,27 a 88,72% para luteolina, 69,04 a 99,15% para apigenina, 56,92 a 88,51% para naringenina e de 77,10 a 93,42% para eriodictilol nas três temperaturas no final de 180 dias. Embora as flavonas e flavanonas tenham sido melhor conservadas a 4 °C (cerca de 88% de retenção), em temperatura ambiente (25 °C), as retenções de flavonas e flavanonas foram pelo menos 77% e 85% após 180 dias.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.