Tecnologias para o Processamento do Tambaqui (Colossoma macropomum).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: FOGACA, F. H. dos S.; SAVAY-DA-SILVA, L. K.; PRENTICE-HERNÁNDEZ, C.; TEODORO, M. S.; CARVALHO, L. M. de; ARAUJO, T. D. S.; PEREIRA, A. M. L.; PEDROSO, A. L.; CASSOL, G. Z.; RIBEIRO, J. S. de; DIAS, J. do N.; MAGALHAES, J. A.; CASTRO, K. N. de C.; PERFEITO, M. L. G.; MELLADO, M. S.; QUADROS, C. da C.; REIS, P. S. dos; OLIVEIRA, T. M. de; BERTOLINI, W.; SILVA, D. A. da

Resumo: O tambaqui (Colossoma macropomum) é a principal espécie nativa brasileira produzida comercialmente pela aquicultura. Sua aparência e sabor conquistaram o produtor e o consumidor nacional. Por causa de sua importância socioeconômica, entre 2014 e 2018, a Embrapa coordenou e articulou uma rede de pesquisa dentro do projeto TEC REDE (Tecnologias para produção do tambaqui em tanques-rede), realizando estudos na área de aproveitamento agroindustrial do tambaqui. A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) desenvolveu um processo para o abate do tambaqui de forma a garantir o bem estar-animal, qualidade da carne e prolongamento de sua vida útil; um processo para defumação de filé de tambaqui pelo método tradicional e por fumaça líquida dando opções para agregação de valor ao tambaqui; e aproveitou os resíduos do processamento do tambaqui para produção de silagem de vísceras para uso na produção animal. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) obteve um hidrolisado proteico antioxidante e antimicrobiano, a partir da CMS de tambaqui, para ser usado na indústria de alimentos. A Embrapa Meio-Norte, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), obteve uma formulação de embalagem bioativa para filés de tambaqui, estendendo sua vida útil; elaborou produtos de fácil preparo a partir da CMS de tambaqui para inserção na merenda escolar; desenvolveu um processo de obtenção do surimi com CMS de tambaqui para proporcionar maior diversidade de produtos à base de tambaqui; e utilizou os resíduos da filetagem (cabeça, vísceras, escamas, etc.) para formular compostos orgânicos para agricultura. O objetivo desse documento é divulgar esses resultados, transferindo as tecnologias geradas aos técnicos e produtores brasileiros. Estes são apenas os primeiros passos na trajetória que a Embrapa e as instituições parceiras seguem para o fortalecimento da cadeia produtiva do tambaqui no Brasil.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.