Condições térmicas e hídricas durante o experimento de comportamento ingestivo em fêmeas bubalinas em área da Embrapa Amazônia Oriental.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: AMARAL JUNIOR, J. M. do; CUNHA, A. M. Q.; LIMA, A. C. S.; FATURI, C.; NAHUM, B. de S.; LOURENÇO JUNIOR, J. de B.; SILVA, A. G. M. e; MARTORANO, L. G.

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da suplementação energética no comportamento ingestivo de fêmeas bubalinas em pastejo. Utilizaram-se 24 fêmeas com idade e peso médio iniciais de 54 meses e 503,1 kg, respectivamente, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e seis repetições por tratamento. O experimento foi conduzido nos dias 28 e 29/09/2013 com suplementação diária, tendo como base a torta de palmiste. Fez-se a inclusão de níveis a partir da relação do peso corporal, ou seja, 1,0%; 0,5%; 0,25% e 0% (controle negativo). Associado a cada nível de dieta foi incluído 0,15% de farelo de trigo em todos os tratamentos, atuando como palatabilizante. Os animais receberam a suplementação uma vez por dia em cocho individual. Os animais foram colocados em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema de pastejo rotacionado com acesso a mistura mineral oferecido em cochos cobertos e água em bebedouros artificiais. As observações referentes ao comportamento animal foram feitas de forma visual, pelo método de varredura instantânea com intervalos de cinco minutos, durante 24 horas de avaliação. As variáveis comportamentais observadas e registradas foram: Tempo pastejando; Tempo de ruminação; Tempo em ócio. Foi realizada a análise de variância e não foi observada diferença estatística significativa pelo teste de Tukey (P>0,05) entre níveis de suplementação e características de comportamento avaliadas.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Separatas

Palavras-chave: Búfalo, Pastejo

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.